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dc.contributor.authorPaim, Newton Amaral
dc.coverage.spatialBelo Horizonte
dc.date.accessioned2016-08-29T19:20:00Z-
dc.date.available28-1-2011
dc.date.available2016-08-29T19:20:00Z-
dc.date.issued2010
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.cdtn.br:8080/jspui/handle/123456789/948-
dc.description.abstractA orientação para o mercado tem recebido substancial interesse investigativo e editorial nas últimas décadas e ocupado uma posição central na teoria e na prática da estratégia mercadológica. Embora exista na literatura uma série de estudos empíricos sobre orientação para o mercado, uma revisão sugere que a maioria deles tem se baseado na realidade de países industrializados e em empresas com atividades manufatureiras e de prestação de serviços. A pesquisa empírica sobre o tema orientação para o mercado voltada para o setor de organizações que não visam necessariamente o lucro continua limitada, tanto nos países desenvolvidos, quanto nos emergentes, especialmente no Brasil, apesar da ocorrência de modificações e de transformações para melhor no ambiente empresarial das economias em desenvolvimento como a nossa. Na tentativa de colaborar com a importância do tema orientação para o mercado, este estudo investigou a sua relação com o desempenho organizacional e com a percepção externa de sucesso ou insucesso nas atividades-fim em instituições de pesquisas tecnológicas no Brasil. Usando técnicas estatísticas uni e multivariadas validaram-se os construtos em relação às formas de aferição utilizadas, obtiveram-se bons índices de ajustamento para a estrutura teórica proposta e confirmaram-se todas as quatro hipóteses e três hipóteses derivadas de pesquisa testadas. Os resultados da pesquisa demonstraram que a orientação para o mercado em instituições de pesquisas tecnológicas no Brasil mantém uma relação positiva e significativa com o desempenho organizacional das mesmas instituições, sendo que tal associação é nitidamente perceptível por um conjunto de especialistas no setor de Ciência & Tecnologia brasileiro e externo àquelas instituições, ao avaliarem quão bem-sucedidas, ou não tão bem-sucedidas, são as mesmas instituições no desempenho de suas atividades-fim.
dc.format.extent206
dc.language.isoPortuguês
dc.rightsL
dc.subjectManagement
dc.subjectmarketing
dc.typeTese
dc.creator.affiliationCentro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear/CDTN, Belo Horizonte, MG, Brasil
dc.identifier.grauTese (Doutorado em Administração) - Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais
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