Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.cdtn.br:8080/jspui/handle/123456789/913
Título: Desenvolvimento de uma nova fase estacionária para cromatografia por troca aniônica
Autor(es): Auler, Lúcia Maria Laboissière de Alencar
Afiliação: Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear/CDTN, Belo Horizonte, MG, Brasil
Data do documento: 2006
Palavras-chave: Liquid chromatography;ion exchange
Resumo: Uma nova fase estacionária foi desenvolvida utilizando a sílica como suporte, para aplicação em Cromatografia por Troca Iônica na separação de ânions. A preparação desse suporte cromatográfico envolveu a modificação da sílica com cloropropiltrimetoxissilano seguido pela reação com a piridina para produzir 0,5 mmol g -1 de grupos propilpiridínio carregados positivamente sobre a superfícicie da sílica. Esses grupos atuam como sítios de troca aniônica durante a separação cromatográfica .A nova fase foi caracterizada por análise elementar, espectroscopia na região do infravermelho, ressonância magnética de 13 C e 29 Si no estado sólido e por cromatografia. A capacidade de troca da sílica modificada foi determinada pela concentração de íons cloreto trocáveis, por meio da análise por ativação neutrônica.
Acesso: L
Aparece nas coleções:Tese

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Lucia_MLAAuler.pdf1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.