Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.cdtn.br:8080/jspui/handle/123456789/749
Afiliação: Instituto de Pesquisas Radioativas/IPR, Belo Horizonte, MG, Brasil
Data do documento: 1972
Palavras-chave: Activation analysis;oxygen;MeV neutrons
Resumo: Apresentam-se aspectos gerais do método de oxigênio por ativação com nêutrons de 14 MeV. Avalia-se a reprodutibilidade da análise em zircaloy e outras matrizes usando dois sistemas diferentes de irradiação e três métodos de normalização. Os desvios-padrão variam de 2 porcento, para amostras de alto teor ou sistemas de alto fluxo, a cerca de 50 porcento para uma amostra de berílio contendo 0,1mg de oxigênio. Propõe-se um método de correção dos efeitos de auto-absorção nos resultados da análise. Os efeitos relativos a nêutrons e raios gama e beta são determinados separadamente, em função da geometria e da composição das amostras, e o fator total de correção é obtido por meio de um código Fortran. Determina-se a contribuição relativa das emissões beta às contagens. Os resultados de dosagens, efetuadas em amostras com composições e densidades muito diversas, concordam após a correção com os valores estequiométricos dentro de 1 porcento, embora o fator de correção possa atingir mais de 20 porcento. Determina-se o oxigênio em uma amostra composta de aço e 300mg de boro obtendo-se, para o teor de mg de oxigênio (400 ppm), o desvio-padrão de 13 porcento por medida.
Acesso: L
Aparece nas coleções:Dissertação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_JoaoAugusto_LHorta.pdf4.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.