Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.cdtn.br:8080/jspui/handle/123456789/727
Título: Determinação do espectro de nêutrons no reator Triga pelo método de ativação
Autor(es): Santoro, Carlos Alberto Barbosa
Afiliação: Instituto de Pesquisas Radioativas/IPR, Belo Horizonte, MG, Brasil
Data do documento: 1975
Palavras-chave: Triga-Brazil reactor;fast neutrons;neutron spectra;reactor channels
Resumo: Apresentam-se resultados das medidas de espectro de neutrons rápidos e intermediários no tubo central do reator IPR-R1 (TRIGA MARK I). Descreve-se, com de t a l h e s , o método de ativação aplicado ã espectrometria de neutrons em reatores de pesquisa , com suas vantagens e limitações. Para o espectro rápido, foram consideradas diversas formulações analíticas para representar o espectro real e selecionado um certo número de detetores de limiar, adequados para se determinar os parâmetros destas formulações.Para a faixa intermediária, considerou-se a pos sibilidade de representação do espectro real por uma formulação semi-empírica proposta por J. P. G e n t h o n , bem como uma representação K/E, com parâmetros determinados por detetores ressonantes. Os parâmetros de intensidade foram referidos a um nTvel de fluxo térmico constante, medido por um detetor de cobalto. Descrevem-se ainda os procedimentos de irradiaçã e contagem dos detetores. Os resultados obtidos Dara as formulações foram intercomparados, incluindo-se ainda uma comparação com o espectro calculado através do código GAM.
Acesso: L
Aparece nas coleções:Dissertação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Carlos_ABSantoro.pdf3.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.