Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.cdtn.br:8080/jspui/handle/123456789/653
Título: Caracterização de materiais cerâmicos obtidos pelos processos de coprecipitação e sol-gel
Autor(es): Silva, Juliana Batista da
Afiliação: Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear/CDTN, Belo Horizonte, MG, Brasil
Data do documento: 1998
Palavras-chave: Ceramics;powders;ferrites;cobalt;nickel;sol-gel process
Resumo: Na tentativa de se obter materiais para uso tecnológico com características cada vez melhores, vários processos não convencionais vêm sendo desenvolvidos por pesquisadores do mundo todo. Neste trabalho foi utilizado o processo de coprecipitação para produzir pós cerâmicos ultrafinos de ferritas de cobalto e de níquel e o processo sol-gel para a preparação de compósitos, que são combinações de materiais distintos, onde as ferritas estão dispersas em uma matriz amorfa de sílica. A evolução estrutural e morfológica, tanto dos pós cerâmicos como dos compósitos, foi estudada por técnicas de fluorescência e difração de raios X, espectroscopia na região do infravermelho, análise de área superficial, densidade e porosidade. A evolução do comportamento magnético destes materiais também foi avaliado, e verificou-se um aumento da magnetização espontânea das ferritas com o aumento da temperatura de calcinação. Os compósitos apresentaram magnetização espontânea somente em temperaturas de calcinação acima de 1000ºC. Este trabalho mostra a possibilidade de se obter materiais magnéticos em várias formas, desde pós cerâmicos ultrafinos até compósitos altamente porosos.
Acesso: L
Aparece nas coleções:Dissertação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Juliana_BSilva.pdf2.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.