Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.cdtn.br:8080/jspui/handle/123456789/1368
Título: Estudo para a ampliação do sistema de descarte de efluentes líquidos do complexo de Guamaré
Autor(es): Moreira, Rubens Martins
Bandeira, Jefferson Vianna
Afiliação: Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear/CDTN, Belo Horizonte, MG, Brasil
Data do documento: Abr-1997
Palavras-chave: PETROBRÁS;coastal regions;Rio Grande do Norte;Guamaré;liquids effluents
Resumo: Em 1987 o CDTN realizou para a PETROBRÁS uma série de estudos de campo visando fundamentar a avaliação da alternativa mais favorável para o descarte dos efluentes líquidos do Complexo de Guamaré, através de lançamento dos mesmos no oceano via emissário submarino. Fizeram parte destes estudos testes com radiotraçadores (82Br) e flutuadores, e medições hidráulicas (correntes, salinidade, temperatura), observações dos ventos e ondas, que complementadas com dados de marés e da batimetria, possibilitaram a definição das condições de transporte e dispersão/diluição dos efluentes. Estas medições complementaram informações obtidas pela análise e avaliação de dados já disponíveis sobre o local. Foram ainda levantados parâmetros físico-químicos dos efluentes no separador água-óleo, no tanque de contenção e no oceano. Estas condições do ambiente marinho na região do descarte, conjugadas aos levantamentos físico-químicos efetuados pelo CDTN e pela PETROBRÁS, embasaram a modelagem do transporte e fatores de diluição do efluente do emissário, bem como a dimensão da região de misturamento, fora dos limites da qual a qualidade das águas marinhas obedecesse as normas legais brasileiras (Resolução CONAMA N2 20, Águas Salinas de Classe 5). Com base em todos estes levantamentos, o estudo foi fechado com a execução do projeto básico do emissário e difusor para o descarte. Este trabalho gerou o relatório “Estudo para o Descarte dos Efluentes da ETDI do Complexo de Guamaré via Emissário Submarino - DERL.CN-008/87” [CDTN, 1987], que daqui em diante será designado por “Estudo de 1987”. Durante a realização dos trabalhos de campo e posteriormente a êles, foram detectados vários aspectos problemáticos relacionados com a dinâmica de transporte dos sedimentos na costa na região do emissário e vizinha a ela. O intenso transporte ali vigente, conduz a uma acentuada mobilidade das formações imersas e emersas (bancos, spits, etc.). Esta circunstância causa problemas para a integridade de estruturas tais como dutos lançados na região e foi posteriormente estudada extensivamente por ocasião de outros serviços solicitados ao CDTN pela PETROBRÁS [Bandeira et.al., 1988, 1988a, 1990, 1993]. O emissário projetado neste primeiro estudo previa uma vazão máxima de 20.000 m3/d, para 1996. No entanto, a vazão atual de água a ser descartada corresponde a 47.000 m3/d (0,544 m3/s), i. é: 2,35 vezes a vazão máxima de projeto do emissário projetado em 1987. Em 07 de junho de 1996 a E&P RNCE, através do Oficio E&P RNCE/GG-000039 solicitou ao CDTN/CNEN apresentação de uma proposta para execução de estudos que suprissem as novas necessidades de descarte geradas pelo aumento da produção do Polo no período decorrido desde o primeiro estudo. O presente relatório apresenta uma descrição do estudo realizado pelo CDTN em atendimento a esta solicitação e define as especificações de uma nova linha de emissário que melhor atende as novas demandas de descarte.
AUTORES Rubens Martins Moreira Jefferson Vianna Bandeira EDIÇÃO Jacinta Maria de Souza Maurício Vieira de Carvalho
Acesso: L
Aparece nas coleções:Série Publicação CDTN

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
04_1997_ampliacao_sistema_descarte_efluentes_liquidos.pdf69.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.