Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.cdtn.br:8080/jspui/handle/123456789/1365
Title: Estudo da evolução dos fundos na entrada da barra de Recife, com a construção do quebramar sobre o banco inglês
Authors: Bandeira, Jefferson Vianna
Affiliation: Instituto de Pesquisas Radioativas/IPR, Belo Horizonte, MG, Brasil
Empresas Nucleares Brasileiras S/A (NUCLEBRÁS)
Issue Date: Sep-1976
Keywords: environmental engineering;tracer techniques;breakwaters;waves;sedimentation;Recife;hydraulics
Abstract: Com a construção do quebramar s o b r e o Banco Inglês, em frente a entrada do porto de Recife, houve uma diminuição da agitação do plano d’água na região empreendida entre o quebramar e os molhes. Como consequência disso, uma parcela dos sedimentos que transitavam pela região, passou a se depositar. O presente trabalho trata do estudo da evolução dos fundos na região, entre março/73 e dezembro/75, baseado em comparação de quatro levantamentos batimétricos efetuados. Nesse período o assoreamento calculado foi da ordem de 300.000m3, sendo que a área de assoreamento preferencial foi aquela mais próxima ao quebramar, justamente a mais abrigada em relação às ondas incidentes. Em alguns locais a elevação média do fundo foi superior a 1.0m. No entanto, na região do canal de acesso sul ao porto do Recife, houve locais onde o assoreamento médio foi superior a 0.5m. A tendência de assoreamento constatante nos últimos três anos é uma comprovação de que, após a construção do quebramar, os fundos da região não atingiram ainda uma nova configuração de equilibro. É sugerida então a execução de batimetrias periódicas, pelo menos de 6 em 6 meses, para o acompanhamento da evolução dos fundos.
Responsável Técnico: Jefferson Vianna Bandeira Supervisão: Jefferson Vianna Bandeira Executantes: José Joaquim Lima De Campos; Luiz Raphael Aun.
Access: L
Appears in Collections:Série Publicação CDTN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1976_09_evolucao_fundos_com_a_construcao_quebra_mar_bco_ingles 2.pdf7.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.