Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.cdtn.br:8080/jspui/handle/123456789/1178
metadata.dc.title.evento: CBE Congresso brasileiro de energia, 12
Afiliação: Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear/CDTN, Belo Horizonte, MG, Brasil
Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear/CDTN, Belo Horizonte, MG, Brasil
Data do documento: 2008
Palavras-chave: Nuclear energy;planning;Brazil;Argentina
Resumo: A retomada da energia nuclear como opção viável para inserção na matriz elétrica brasileira era considerada improvável pela opinião pública e mídia em geral até o ano de 2006. Desde o ano de 2004, membros do setor nuclear já indicavam os índicios desta retomada, que passou a assumir, a partir do ano de 2008, um caráter concreto e oficial no âmbito governamental e que agora passa a ser disseminado também para a sociedade brasileira. o Plano Nacional de Energia 2030, emitido recentemente pela Empresa de Pesquisa Energética, oficializa um cenário de referência para a retomada da opção nuclear no País. Este cenário inclui a conclusão de Angra3, até 2014, e a construção de mais quatro centrais nucleares de 1000 MWe; uma quarta central até 2020, uma quinta central até 2025 e a sexta e a sétima centrais até 2030. Além disso, em fevereiro de 2008 os presidentes do Brasil e da Argentina assinaram uma dclaração conjunta para a cooperação nuclear entre os dois países, incluindo o estudo de um reator de potência que atenda às necessidades elétricas de ambos os países. Esta retomada traz consigo importantes desdobramentos para o setor industrial.
Acesso: L
Aparece nas coleções:Trabalho apresentado em evento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Art-02_JoaoRoberto_LMattos.pdf941.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.