Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.cdtn.br:8080/jspui/handle/123456789/1137
metadata.dc.title.evento: Simpósio brasileiro de recursos hídricos, 10
Simposío de recursos hídricos do cone sul, 1
Afiliação: Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear/CDTN, Belo Horizonte, MG, Brasil
Data do documento: 1993
Palavras-chave: Harbors;sediments;erosion;coastal waters;coastal regions;offshore sites;Rio Grande do Norte
Resumo: O intenso transporte litorâneo na costa do Estado do Rio Grande do Norte, em seu trecho orientado na direção E-W é unidirecional (de E para W), e promove o crescimento de restingas e a formação de bancos submersos, já detectados até profundidades da ordem de 12 a 13 m. A sua influência se faz notar na migração cíclica do canal de acesso ao porto de Guamaré, que serve de apoio às atividades de exploração de óleo e gás na região. Promove também o crescimento de restingas paralelas à praia, as quais interceptam trechos costeiros de dutos de óleo e gás que ligam instalações de produção ao largo a instalações de processamento e distribuição em terra, provocando o seu descalçamento. Elas induzem também a erosão de trechos de praia onde estão situados poços de produção de óleo, ameaçando a sua integridade. São apresentadas e utilizadas soluções de engenharia costeira visando a solucionar ou conviver com estes problemas.
Acesso: L
Aparece nas coleções:Trabalho apresentado em evento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Art-05_Jefferson_VBandeira.pdf8.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.